Enquanto Centro-Sul planta a nova safra, Alagoas avança na colheita da soja e do milho

Publicado em 30/09/2021 10:42 e atualizado em 30/09/2021 13:25
Colheita na entressafra brasileira permite boas oportunidades de comercialização aos produtores alagoanos que investem cada vez mais em tecnologia
Renato Carvalho - Engenheiro Agrônomo e Técnico da Seagri

Podcast

Enquanto Centro-Sul planta a nova safra, Alagoas avança na colheita da soja e do milho

Grande parte do país está no início dos trabalhos de plantio da nova safra, mas em Alagoas os produtores se ocupam com a colheita de suas lavouras de milho e soja se aproveitando do regime de chuvas diferenciado para ofertar volumes no mercado justamente neste período de entressafra.

Segundo o engenheiro agrônomo e técnico da Seagri (Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas), Renato Carvalho, esse é justamente um dos diferenciais da região que atrai produtores de outros estados e empresas interessadas em receber os grãos em janelas alternativas.

Na safra de soja os trabalhos já estão na reta final, restando apenas 20% das lavouras para colheita, e vão apresentando produtividades entre 60 e 65 sacas por hectare, patamares considerados bastante positivos). Já no milho, a colheita ainda está pela metade e os produtores estão alcançando produtividades melhores do que as do ano passado, já que o investimento em tecnologia é cada vez maior.

Na visão de Carvalho, o grande desafio da soja será ampliar a área cultiva além dos atuais 15 mil hectares e um dos caminhos para isso seria a rotação de culturas com a cana de açúcar, que é a principal cultura alagoana com 300 mil hectares. Já no milho, o grande gargalo ainda é a produtividade, e para isso é necessário seguir com os investimentos em tecnologia.

Além da cana, milho e soja, se destacam no estado as culturas de palma forrageira (utilizada como alimentação para a pecuária leiteira alagoana), fruticultura, fumo, mandioca e laranja.

Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo e técnico da Seagri no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária
Soja volta a perder força e recua novamente em Chicago nesta 6ª feira