Vazio sanitário da soja já começou no Paraná e pode ajudar no controle da Ferrugem Asiática
Podcast
Vazio sanitário da soja já começou no Paraná e pode ajudar no controle da Ferrugem Asiática
Entre os dias 10 de junho e 10 de setembro acontece o vazio sanitário da soja no Paraná. Neste período, além de não poder cultivar a soja, os produtores paranaenses precisam intensificar ações de controle às plantas guaxas e voluntárias.
Segundo o coordenador estadual programa Grãos Sustentáveis do IDR-PR, Edivan José Possamai, este período sem cultivo de plantas é essencial para quebrar o ciclo da doença, uma vez que os hospedeiros são uma das pontas do tripé necessário para aparecimento da Ferrugem, ao lado de clima e patógenos.
Leia Mais:
+ Mato Grosso começa hoje vazio sanitário da soja diante de maior pressão para a Ferrugem Asiática
O especialista comenta que no Paraná há muito cultivo de safras de inverno, o que por si só já eleva o controle de plantas voluntárias de soja nas lavouras, mas que a atenção precisar estar também em áreas marginais com as beiras de estrada.
Controle de Esporos
Ao longo da última safra de soja 2020/21, o IDR-Paraná monitorou a presença de esporos da Ferrugem Asiática em uma rede de 250 coletores espalhados pelo estado. Para esta nova temporada, a expectativa é de, no mínimo, repetir este número de coletores, que devem começar a ser instalados a partir de 15 de outubro.
Possamai destaca que um bom monitoramento das condições necessárias para a proliferação da doença tem levado os produtores paranaenses a reduzir drasticamente a necessidade de aplicações de fungicidas, podem em alguns casos até mesmo zerar essas aplicações em determinadas regiões.
Confira a entrevista completa com o coordenador estadual programa Grãos Sustentáveis do IDR-PR no vídeo.