Colheita da soja se aproxima do fim no RS com bom nível de produtividade
A colheita da safra de soja 2020/21 chega próxima do final no Rio Grande do Sul com resultados finais melhores do que o esperado ao longo do ciclo e que devem garantir ao produtor gaúcho alta rentabilidade e condições, inclusive, de se recuperar dos prejuízos do ciclo passado que sofreu muito com o clima.
Segundo o vice-presidente da Aprosoja RS, Irineu Orth, após muitos altos e baixos na safra, a produtividade média do estado ficou em 57 sacas por hectare, com algumas lavouras chegando em até 80 ou 90 sacas. Na temporada passada 2019/20 e média gaúcha foi menor do que 30 sacas por hectare.
Este bom resultado em campo se alia as condições favoráveis de mercado para maximizar os ganhos dos produtores do Rio Grande do Sul nesta safra. A liderança explica que o estado foi o que menos vendeu antecipado no Brasil, quando os preços eram menores do que R$ 100,00, o que propiciou a sobra de mais volumes para venda nos atuais patamares de R$ 160,00.
O foco agora se volta para a safra de inverno. Orth aponta que as lavouras de aveia já estão em finalização de plantio e as de trigo devem começar em breve com os produtores animados em ampliar novamente a área de cultivo incentivados pelos preços altos do cereal no mercado.
Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente da Aprosoja RS no vídeo.