Itambé/PR perdeu de 20% na produtividade da soja e já se prepara para perdas no milho
Podcast
Itambé/PR perdeu de 20% na produtividade da soja e já se prepara para perdas no milho
A colheita da soja está chegando ao final em Itambé no Paraná e os rendimentos estão cerca de 20% menores do que os registrados na temporada passada 2019/20 devido a uma série de dificuldades climáticas enfrentadas pelas lavouras.
Segundo o produtor rural Nivaldo Forastieri, o plantio da safra já foi atrasado, depois faltou chuva, com algumas áreas ficando até 40 dias sem precipitações, e depois houve excesso de chuva em janeiro, com até 20 dias sem Sol e aumento de doenças no final do ciclo.
Com isso, a expectativa que havia de aproveitar os volumes excedentes de produção para negociar nos atuais preços elevados não se concretizou, e muita gente vai ficar somente com o que havia vendido antecipadamente em preços entre R$ 90,00 e R$ 100,00. Inclusive alguns produtores da região tiveram dificuldades até mesmo para cumprir estes contratos já fechados.
Outro reflexo deste quadro será sentido na segunda safra de milho. Forastieri relata que apenas 80% das lavouras foram plantadas até o momento e os trabalhos devem se estender até a primeira semana de abril, saindo muito da janela ideal de cultivo e reduzindo o potencial produtivo do cereal.
Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural de Itambé/PR no vídeo.