Mangueirinha/PR perdeu 20% da produtividade da soja, 50% do milho verão e já tem problemas na safrinha

Publicado em 12/03/2021 11:16
Condições climáticas com estiagens e excesso de chuvas prejudicaram desenvolvimento da soja, enquanto ataque de cigarrinhas afetou as lavouras de milho verão e já ameaçam as áreas da segunda safra. Safrinha de feijão também foi impactada pela falta de chuvas e início de desenvolvimento está preocupante
Laércio Dalla Vecchia - Produtor Rural

Podcast

Mangueirinha/PR perdeu 20% da produtividade da soja, 50% do milho verão e já tem problemas na safrinha

 

Download

Em seus 39 anos de vida, o produtor rural Laércio Dalla Vecchia nunca presenciou uma situação tão complicada quanto a da safra 2020/21 em Mangueirinha no Paraná. O conjunto de condições climáticas adversas e alta pressão de pragas e doenças prejudicou as lavouras das safras verão e da safrinha.

Para a safra de soja, por exemplo, o plantio foi atrasado devido a falta de umidade, depois as chuvas vieram em volumes suficientes para um bom desenvolvimento, mas em janeiro foi o excesso de chuva que impediu a colheita, impediu aplicação de defensivos e causou abortamento de vagens do baixeiro. Depois em fevereiro, novamente a estiagem prejudicou as lavouras mais tardias.

Assim, as perdas para a soja giram em torno de 15 a 20% com relação a safra passada. Já para o milho verão, a perda foi de 50% em função do intenso ataque de cigarrinhas e registro de enfezamento das plantas.

O atraso no plantio da soja refletiu também na segunda safra da região. Dalla Vecchia destaca que muitas áreas de milho ficaram fora da janela ideal de cultivo e muitos produtores optaram por deixar de plantar devido ao alto risco de enfezamento. Assim, a área cultivada de feijão aumentou, mas as lavouras também sofreram muito com a falta de chuvas em fevereiro e o desenvolvimento está prejudicado até aqui.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Mangueirinha/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anec eleva em 1,75% previsão de exportação de soja do Brasil em maio
Soja segue caminhando de lado em Chicago nesta 3ª feira, mas atenta à Argentina, EUA e China
ABIOVE reforça previsões otimistas para complexo soja em 2025 e destaca crescimento da produção de biodiesel no primeiro trimestre
Brasil registra negócios pontuais com soja nesta 2ª, apesar de Chicago de lado e dólar em queda
Soja segue operando com estabilidade em Chicago, testando os dois lados da tabela nesta 2ª
Uso de sementes certificadas de soja impulsiona altas produtividades no Brasil