Após dificuldades climáticas, Ipiranga do Norte/MT deve perder 35% na produtividade da soja

Publicado em 11/03/2021 11:47
Alguns produtores do município relatam perdas de até 80% em comparação ao registrado na safra passada. Quebra foi após atraso no plantio, falta de chuvas durante o desenvolvimento e excesso de precipitações na colheita. Safrinha milho também foi afetada e produção deverá ser comprometida
Loinir Gatto - Presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte/MT

Podcast

Após dificuldades climáticas, Ipiranga do Norte/MT deve perder 35% na produtividade da soja

 

Download

Os produtores de Ipiranga do Norte no Mato Grosso estão próximos de encerrar as atividades de colheita da safra de soja 2020/21 com apenas 15% das lavouras ainda restantes. Porém, este foi um ciclo que não foi nada fácil na região.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte/MT, Loinir Gatto, primeiro foi o atraso no plantio da safra, depois um período sem chuvas para prejudicar o desenvolvimento das plantas e, por fim, o excesso de precipitações que dificultou a colheita e causou muitas avarias.

Somando-se todos estes fatores, o resultado é uma queda média de 35% na produtividade registrada na safra anterior, que ficou em 64 sacas por hectare. Alguns produtores da região contabilizaram quebras de até 80%. Outra dificuldade está sendo enfrentada no momento da entrega dos grãos nos armazéns em função do alto índice de avarias nas cargas.

A liderança destaca que ainda não houve relatos de descumprimento de contratos no município e que todos os produtores estão se esforçando para cumprir com os compromissos firmados, deixando a possibilidade de não entregar o que havia sido combinado apenas para o último caso.

O reflexo disso tudo será sentido também na segunda safra de milho. Gatto aponta que a área cultivada cresceu entre 10 e 12% no município, mas 50% das lavouras foram semeadas fora da janela ideal de cultivo. A esperança agora fica por conta de um prolongamento das chuvas para o final de abril e começo de maio, afim de garantir bom desenvolvimento do cereal.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prêmios seguem como principal ponto de atenção no mercado da soja no BR, apesar de semana mais contida de negócios
StoneX eleva estimativa de safra brasileira de soja 24/25 para volume recorde de 168,4 mi ton
Soja intensifica altas em Chicago nesta 6ª, com conversas entre EUA-China e queda do dólar
Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª feira, após baixas consecutivas durante a semana
Após vendas semanais do USDA, preços futuros da soja finalizam a sessão desta 5ª feira com ganhos na CBOT
Preços futuros da soja passam a trabalhar com ganhos nesta 5ª feira na CBOT