Excesso de chuvas prejudica soja em Dr.Camargo/PR com sombreamento, amarelamento e queda de vagens
Podcast
Excesso de chuvas prejudica soja em Dr.Camargo/PR com sombreamento, amarelamento e queda de vagens
As lavouras de soja em Dr. Camargo no Paraná já sofreram com estiagem e falta de chuvas que atrasou o plantio em cerca de 35 dias e agora são impactadas pelo excesso de chuvas. O mês de janeiro teve um acumulado de 350 mm e fevereiro já registrou quatro chuvas na região.
Segundo o produtor rural Ildefonso Ausec, mais do que o excesso de chuvas, o excesso de sombreamento tem sido prejudicial às plantas com lavouras crescendo demais, folhas amareladas e vagens caindo. Outro ponto de preocupação é para o aumento da pressão de doenças neste cenário e da impossibilidade de aplicação de defensivos em meio as precipitações.
Ausec relata que ainda não é possível projetar índices de produtividade porque a safra está atrasada pelo plantio e pelo sombreamento e porque as lavouras estão bastante irregulares, enquanto alguns pontos têm perdas totais, outros estão em boas condições.
Outro impacto deste cenário será sentido na segunda safra de milho. Com a colheita da soja adentrando o mês de março, a janela de semeadura do cereal vai ocorrer fora do período ideal, mas deve acontecer ainda assim, já que 90% dos insumos necessários já estão adquiridos pelos produtores.
Confira a íntegra da entrevista com o produtor de Dr. Camargo no vídeo.