Colheita da soja se aproxima em Rio Verde/GO e produtor terá que se planejar para colher e já plantar o milho
Podcast
Colheita da soja se aproxima em Rio Verde/GO e produtor terá que ter muito planejamento para colher e já plantar o milho
Após um início de ciclo bastante complicado com atrasos e falta de chuvas, a safra de soja 2020/21 se aproxima do início da colheita em Rio Verde em Goiás. A expectativa é de queda na produtividade em função das intempéries enfrentadas ao longo do desenvolvimento das lavouras.
O diretor do Sindicato Rural de Rio Verde/GO, José Roberto Brucceli, contra que este foi o ano mais problemático dos 40 que ele está na região e destaca que terras de abertura de áreas sofreram mais e vão ter grandes perdas.
Mesmo nas lavouras que andaram dentro do esperado e a soja nasceu bem, as chuvas vieram em poucos milímetros e só melhoraram em janeiro, fazendo com as plantas entrassem em enchimento de grão no período sem precipitações.
A colheita deve começar no próximo dia 25 de janeiro e se concentrar entre 1 e 28 de fevereiro. Com isso, Bruccelli destaca que o produtor vai precisar de muito planejamento e assertividade para conduzir duas importantes atividades ao mesmo tempo, a colheita da soja e o plantio do milho.
Até lá, vale atenção redobrada para o monitoramento das lavouras contra ação de pragas e doenças. A liderança aponta que a região registrou dois casos de Ferrugem Asiática e amplificou os testes, mas novos casos não foram confirmados, e também alerta para a alta presença de lagarta spodopteras que necessitam de aplicações de inseticidas.
Confira a íntegra da entrevista com o diretor do Sindicato Rural de Rio Verde/GO no vídeo.