IDR-Paraná identifica primeiros esporos da Ferrugem na soja e recomenda intensificação do monitoramento das lavouras
Podcast
IDR-Paraná identifica primeiros esporos da Ferrugem na soja e recomenda intensificação do monitoramento das lavouras
O IDR-Paraná identificou os primeiros esporos da Ferrugem Asiática na safra de soja 2020/21. Foram quatro coletores acionados nos municípios de Ibiporã, Rolândia, Tamarama e Catanduvas.
O gestor estadual do projeto grãos do IDR-Paraná, Edivan José Possamai, explicou que a identificação de esporos não significa a presença da doença efetivamente nas plantas, o que de acordo com o monitoramento em campo dos técnicos da entidade, ainda não foi constatado nessas regiões.
Ao mesmo tempo, o Consorcio Antiferrugem da Embrapa identifica três municípios paranaenses com registro de Ferrugem Asiática já nas lavouras, são eles Arapoti, Castro e Carambei.
Possamai comenta que esta é a região em que o IDR-Paraná possui menos coletores de esporos instalados, mas que os técnicos do Instituto estão em campo verificando as lavouras da região para verificar a situação das folhas.
Para os produtores de todas essas regiões, a recomendação é intensificar os trabalhos de monitoramento nas lavouras e buscar orientações junto ao seu corpo técnico e aos representantes do IDR-Paraná.
O especialista afirma que, ainda não há necessidade de entrar com aplicações de defensivos, mas é preciso ficar atento para ações preventivas.
Confira a íntegra da entrevista com o gestor estadual do projeto grãos do IDR-Paraná no vídeo.