Após atraso no plantio da soja, produtores de Lucas do Rio Verde/MT vão precisar renegociar contratos para janeiro e fevereiro
Podcast
Após atraso no plantio da soja, produtores de Lucas do Rio Verde/MT vão precisar renegociar contratos para janeiro e fevereiro
Este foi um ano atípico e muito complicado para o plantio da safra de soja em Lucas do Rio Verde no Mato Grosso. As atividades foram realizadas com atraso e em meio a falta de chuvas e replantios.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde/MT, Antônio Isaac Fraga Lira, existem áreas com mais de um replantio no município e os trabalhos se estenderam até o começo de dezembro. Com isso, a expectativa já é de obter produtividade menor do que as 62 sacas por hectare da safra passada.
A liderança destaca que muitos contratos já firmados para entrega em janeiro e fevereiro vão precisar ser renegociados e postergados para entregas depois deste prazo. Outra área que vai sofrer será a segunda safra de milho em 2021, que vai ficar fora da janela ideal.
Lira comenta que, como muitos produtores já compraram pacotes de insumos para o milho, o plantio da safrinha deve acontecer mesmo que fora da janela, adentrando o mês de março com os agricultores apostando que as chuvas que atrasaram neste início possam se esticar posteriormente.
Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde/MT no vídeo.