Plantio da soja chega ao fim em Porto Nacional/TO com produtores confiantes em ampliar a produtividade

Publicado em 27/11/2020 11:18
Condições climáticas até aqui foram favoráveis e permitiram uma boa semeadura. Muitos contratos já foram fechados com preços menores do que os atuais, mas ainda assim com boa relação de troca
Ademir Rossato - Produtor Rural de Porto Nacional/TO

Podcast

Plantio da soja chega ao fim em Porto Nacional/TO com produtores confiantes em ampliar a produtividade

 

Download

A região de Porto Nacional no Tocantins se aproveitou das boas condições climáticas e finalizou o plantio da safra de soja 2020/21 com tudo correndo dentro do previsto. Este bom início de ciclo aumenta também a expectativa para uma boa produção.

Segundo o produtor rural Ademir Rossato, a ideia é superar a média de produtividade obtida na safra passada, que no caso dele foi entre 60 e 62 sacas por hectare. Além das boas condições de clima, a consolidação de áreas no estado também contribui para elevar as produtividades.

Agora, os produtores estão iniciando os trabalhos de manejo e aplicações nas lavouras, que deve seguir até o início da colheita previsto para o final de janeiro e começo de fevereiro, possibilitando assim o cultivo do milho safrinha.

O produtor destaca que para plantar o milho dentro de uma janela será preciso ter investido em maquinário como plantadeiras e colheitadeiras para poder realizar as duas atividades rapidamente, tanto a colheita da soja como, logo em seguida, o plantio do milho.

Olhando para o mercado, Rossato aponta que muitos negócios já foram fechados na região com preços médios de R$ 85,00, que ficam aquém do atual patamar de R$ 115,00, mas garantiram uma boa relação de troca com a compra de insumos em um momento de dólar mais baixo.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Porto Nacional/TO no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Clima nos EUA perde protagonismo na formação de preços da soja em Chicago e cenário político americano ganha relevância
Soja fecha em alta na Bolsa de Chicago e ainda se apoia em nova disparada do óleo
Soja sobe quase 1% em Chicago nesta manhã de 3ª feira ainda acompanhando o óleo
Forte demanda por óleos vegetais e trigo sob risco na Rússia e nos EUA deram tom positivo à soja em Chicago
Soja encerra o dia em alta na Bolsa de Chicago após mais de 4% de alta no óleo