Produtores da Bahia saem do vazio sanitário da soja cautelosos e esperando chuvas para plantar
Podcast
Produtores da Bahia saem do vazio sanitário da soja cautelosos e esperando chuvas para plantar
O vazio sanitário da soja se encerra nesta quarta-feira (07) na Bahia para as áreas de sequeiro desta safra 2020/21. Mas por enquanto, as únicas movimentações que acontecem são para o plantio dos 35 mil hectares irrigados, que tiveram o vazio encerrando no dia 1ª de outubro.
Segundo o presidente da Aprosoja BA, Alan Juliani, as chuvas no estado costumam chegar na virada de outubro para novembro. Até lá, os produtores vão seguir aguardando cautelosos após as dificuldades no plantio da safra passada.
A projeção da entidade é para um aumento entre 4 e 5% na área cultivada neste ciclo, chegando aos 1,7 milhão de hectares e atingindo uma produção total de 6,7 milhões de toneladas.
Até aqui, mais de 55% desta produção já foi comercializada com os produtores travando seus custos em margens favoráveis, mesmo com o aumento dos custos de produção. Inclusive, negócios para a safra 21/22 também acontecem no estado.
Na visão de Juliani, este é um movimento positivo para o produtor, que consegue se planejar e travar os custos com boas médias de valores. “Quem paga a conta do produtor é a média. Seja de produtividade ou de venda”, destaca.
Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja BA no vídeo.