Chuva inesperada no começo da semana permitiu largada no plantio da soja em Goioerê/PR

Publicado em 24/09/2020 10:50 e atualizado em 29/09/2020 09:26
Precipitação ficou entre 20 e 130 mm e permitiu plantio de 20% das áreas do município, que vão ter que germinar com a umidade já existente. Agora trabalhos devem parar enquanto novas chuvas não acontecem e melhor janela para a produtividade deve ser ultrapassada com semeadura após 5 de outubro
Sergio Fortis - Presidente do Sindicato Rural de Goioerê/PR

Podcast

Chuva inesperada no começo da semana permitiu largada no plantio da soja em Goioerê/PR

 

Download

Os produtores de Goioerê no Paraná estavam preparados para o plantio da safra de soja 2020/21 desde o término do vazio sanitário em 10 de setembro e aguardavam chuvas para iniciar os trabalhos. Apesar de não ser prevista, a precipitação chegou no início dessa semana e permitiu a largada na semeadura.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Goioerê/PR, Sergio Fortis, a chuva de segunda ficou entre 20 e 130 mm na região e permitiu que 20% das lavouras sejam semeadas neste primeiro momento.

Sem novas perspectivas de chuvas pela frente, a expectativa dos produtores que já plantaram é que a umidade obtida com essa precipitação possa ser suficiente para garantir boa germinação das plantas.

Para o restante das áreas, a melhor janela de cultivo deve ser ultrapassada com o atraso das chuvas. Fortis relata que o plantio entre dos dias 15 de setembro e 5 de outubro é o mais recomendado, mas neste ano deverá entrar pelo mês de outubro e pode prejudicar, não só a produtividade da soja, como também o plantio do milho safrinha em 2021.

Pelo lado da comercialização, a liderança aponta que 35% desta próxima produção já foi comercializada com as cooperativas da região, que absorvem cerca de 90% do que é colhido no município.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária
Soja volta a perder força e recua novamente em Chicago nesta 6ª feira