Plantio da soja no Paraná avançou menos de 1% até agora e Deral recomenda cautela na semeadura
Podcast
Plantio da soja no Paraná avançou menos de 1% até agora e Deral recomenda cautela na semeadura
O plantio da safra de soja 2020/21 já começou no Paraná, mas os trabalhos ainda avançam de maneira muito pontual e localizada. Segundo dados do Deral (Departamento de Economia Rural) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, menos de 1% das áreas foram semeadas até o momento.
A recomendação do departamento é que o produtor aguarde condições melhores de umidade no solo, em especial após o estado enfrentar um período grande de estiagem. O economista do Deral, Marcelo Garrido Moreira, destaca que é preciso chuvas mais consistentes para o plantio e não há previsões boas para o restante desta semana.
Nesta safra 2020/21 o Deral estima que o Paraná plante 5,54 milhões de hectares de soja, um aumento de 1% com relação a safra 2019/20. Para a produção, a expectativa é de 20,5 milhões de toneladas, número levemente inferior ao ciclo passado que teve produtividade maior do que a média histórica.
Olhando para a comercialização, Garrido aponta que 35% dessa produção já foi negociada antecipadamente, um patamar bastante acima da média paranaense, que seria de 15% de vendas antecipadas neste período do ano, com os produtores aproveitando os preços altos e ao redor dos R$ 120,00 nas últimas semanas.
Confira a entrevista completa com o economista do Deral no vídeo.
Leia Mais:
+ Chuva inesperada no começo da semana permitiu largada no plantio da soja em Goioerê/PR
+ Plantio da soja começou no Paraná: produtores de Mangueirinha já semearam 7% da área