Cuidado com a semeadura da soja deve ser redobrado porque pode faltar semente para replantio, alerta Aprosoja PR

Publicado em 10/09/2020 13:10 e atualizado em 10/09/2020 15:33
Estiagem da última safra do Rio Grande do Sul pode impactar na disponibilidade de sementes para reposição nesta safra 2020/21. Vazio sanitário se encerrou no Paraná, mas produtores ainda não têm condições de umidade para iniciar o plantio e nem realizar manejos das últimas áreas colhidas do milho segunda safra.
Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR

Podcast

Cuidado com a semeadura da soja deve ser redobrado porque pode faltar semente para replantio, alerta Aprosoja PR

 

Download

O vazio sanitário se encerrou no Paraná e os produtores do estado estão autorizados à iniciarem o plantio da safra de soja verão 2020/21 a partir desta quinta-feira, dia 10 de setembro. Apesar dessa liberação, as condições ainda não são favoráveis para o começo dos trabalhos.

Segundo o presidente da Aprosoja PR, Márcio Bonesi, o estado vem de uma seca histórica, que trouxe prejuízos à segunda safra de milho, e ainda não possui umidade no solo e nem relativa do ar suficientes para o plantio. Sendo assim, o produtor precisa esperar as chuvas antes de lançar as sementes ao solo.

Até porque, pode haver dificuldade na reposição de sementes em caso de necessidade de replantio neste ano. A liderança aponta que a estiagem no Rio Grande do Sul, um grande produtor de sementes no Brasil, pode reduzir essa oferta mais à frente.

Mesmo atividades de manejo e dessecação nas últimas lavouras colhidas com o milho safrinha estão impossibilitadas neste momento. Bonesi destaca que existe previsão de pequenas precipitações entre os dias 20 e 21 de setembro, mas talvez ainda abaixo do necessário.

A recomendação é que o produtor fique atento as previsões climáticas e aguarde o momento ideal de plantio para garantir a produção boa, que hoje é estimada em mais de 20 milhões de toneladas no Paraná.

Sobre as negociações desta produção, Bonesi comenta que esta safra registra recorde de vendas antecipadas com cerca de 45% do volume já vendido e produtores capitalizados, investindo mais em corretivos de solo como calcário e gesso e em fertilizantes mais específicos.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja PR no vídeo.

Leia Mais:

+ Paraná dá início oficial à safra 2020/21 do Brasil, mas plantio ainda não começa por falta de chuvas

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil tem vendido de 1 a 2 milhões de t de soja por dia com produtor brasileiro aproveitano oportunidades da guerra comercial
Soja: Prêmios cedem no Brasil diante de bom volume de negócios nos últimos dias
USDA informa, depois de muito tempo, nova venda de soja nesta 4ª feira
Vendas de soja da Ucrânia para UE podem aumentar em meio à guerra tarifária, dizem produtores
China anuncia retaliação aos EUA com tarifa de 84% e soja volta a perder direção em Chicago
Onda de soja dos EUA deve chegar à China apesar das tarifas
undefined