Cuidado com a semeadura da soja deve ser redobrado porque pode faltar semente para replantio, alerta Aprosoja PR
Podcast
Cuidado com a semeadura da soja deve ser redobrado porque pode faltar semente para replantio, alerta Aprosoja PR
O vazio sanitário se encerrou no Paraná e os produtores do estado estão autorizados à iniciarem o plantio da safra de soja verão 2020/21 a partir desta quinta-feira, dia 10 de setembro. Apesar dessa liberação, as condições ainda não são favoráveis para o começo dos trabalhos.
Segundo o presidente da Aprosoja PR, Márcio Bonesi, o estado vem de uma seca histórica, que trouxe prejuízos à segunda safra de milho, e ainda não possui umidade no solo e nem relativa do ar suficientes para o plantio. Sendo assim, o produtor precisa esperar as chuvas antes de lançar as sementes ao solo.
Até porque, pode haver dificuldade na reposição de sementes em caso de necessidade de replantio neste ano. A liderança aponta que a estiagem no Rio Grande do Sul, um grande produtor de sementes no Brasil, pode reduzir essa oferta mais à frente.
Mesmo atividades de manejo e dessecação nas últimas lavouras colhidas com o milho safrinha estão impossibilitadas neste momento. Bonesi destaca que existe previsão de pequenas precipitações entre os dias 20 e 21 de setembro, mas talvez ainda abaixo do necessário.
A recomendação é que o produtor fique atento as previsões climáticas e aguarde o momento ideal de plantio para garantir a produção boa, que hoje é estimada em mais de 20 milhões de toneladas no Paraná.
Sobre as negociações desta produção, Bonesi comenta que esta safra registra recorde de vendas antecipadas com cerca de 45% do volume já vendido e produtores capitalizados, investindo mais em corretivos de solo como calcário e gesso e em fertilizantes mais específicos.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja PR no vídeo.
Leia Mais: