Governador de Roraima fala sobre o começo da safra 2020 no estado
Podcast
Entrevista com Antônio Denarium - Governador de Roraima sobre o começo da safra em Roraima
DownloadEm entrevista ao site Notícias Agrícolas, o governador de Roraima, Antônio Denarium (PSL) falou sobre o início do plantio da soja no estado. Ao contrário do restante do Brasil, Roraima tem o calendário da safra de soja com início entre abril e maio, o que possibilita a colheita da safra ainda em 2020. "Nosso calendário é o mesmo do americano, nós trabalhamos a soja durante a entressafra brasileira", explicou o governador.
Além da soja, que ocupa uma área de 50 mil hectares, outros cultivos de destaque no estado são o milho e o arroz, com 15 e 12 mil hectares, respectivamente. "A topografia plana, as chuvas bem definidas e a luminosidade de 12 horas por dia permitem que a soja seja colhida em 90 dias. Os outros cultivos também possuem grande produtividade, contando com tecnologias de ponta e incentivos do estado", complementou.
De acordo com Denarium, Riraima possui cerca de 2 milhões de hectares disponíveis para o cultivo, sendo que o custo por hectare é competitivo quando comparado à outras regiões do Brasil. "O custo por hectare é de 50 sacas de soja, enquanto que em estados do centro-sul o hectare vale 500 sacas. Além disso, há uma vantagem logística, já que o escoamento de nossa safra é via porto de Manaus", disse.
Senado aprova transferência de terras da União para RR e AP
O Senado aprovou hoje (5) um projeto de lei que facilita a transferência definitiva para os estados de Roraima e do Amapá de terras pertencentes à União. O tema era resultado de uma medida provisória (MP), que expirou sem ser votada. Após acordo entre parlamentares, foi elaborado um PL, na semana passada. Com a aprovação entre os senadores, o texto segue para sanção presidencial.
O texto prevê que as terras transferidas aos estados de Roraima e do Amapá deverão ser preferencialmente utilizadas em atividades agropecuárias diversificadas; de desenvolvimento sustentável, de natureza agrícola ou não, e projetos de colonização e regularização fundiária. Para o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), o projeto trará autonomia a esses estados.
Com essa regularização vamos devolver aos estados a sua autonomia, para que possam desenvolver atividades econômicas fundamentais. Aí sim, Amapá e Roraima vão se agigantar entre os estados brasileiros, disse Rodrigues.
Telmário Mota (PROS-RR) disse que esse projeto é o mais importante de seu mandato. Ele acrescentou que mais de 65% do território de Roraima são comprometidos com áreas indígenas, ambientais e militares. De acordo com Messias de Jesus (Republicanos-RR), essas áreas ficam excluídas da transferência disposta no projeto. Essa transferência libera áreas para produtores agrícolas, possibilitando a concessão de títulos definitivos de propriedade para o setor produtivo.
Contratos de ministério
O Senado também aprovou hoje a MP que prorroga por até um ano contratos temporários no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Trata-se de contratos de nove servidores da área de tecnologia da informação e comunicação da pasta.
Os servidores foram contratados em 2015 e teriam o vínculo extinto até 15 de maio de 2020. Eles são responsáveis pela gestão de 17 contratos e pela manutenção de 48 sistemas de informações. Segundo o Poder Executivo, o desligamento dos servidores poderia comprometer a execução de programas estratégicos, como o Plano Safra.
Por Agência Brasil
* com informações da Agência Senado
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira