Carazinho/RS colhe 50% menos de soja e previsão climática preocupa produtores

Publicado em 03/03/2020 11:00
Região sofre com a falta de chuvas regulares e volumosas desde o início do ano e quebra na produtividade já é expressiva no município
Paulo Vargas - Vice-Presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS

Podcast

Entrevista com Paulo Vargas - Vice-Presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS sobre as Realidades da Safra - SOJA

 

Download

Produtores de soja de Carazinho/RS enfrentam problemas nas lavouras devido a falta de chuvas que atinge todo o estado. Sem previsão de chuvas para os próximos dias, os primeiros materiais já registram quebra de 50% na produtividade. 

Segundo Paulo Vargas, vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho, há produtores que colheram apenas entre 7 e 8 sacas de soja por hectare, destacando a situação crítica do produtor local. "As chuvas foram muito localizadas e algum produtor teve boa chuva, outros produtores não tiveram nada", afirma. 

Para a quebra de produtividade não aumentar na região é preciso que chova pelo menos uma vez na semana em Carazinho/RS, com pelo menos 30 milímetros de precipitação. A situação é delicada porque os mapas meteorológicos não indicam chuvas generalizadas para todo o Rio Grande do Sul nos próximos dias.

Além disso, produtores podem enfrentar dificuldades para entregar soja já vendida anteriormente para conseguir garantir os bons preços. "Muitos produtores fizeram uma venda prévia, para garantir a venda e esse produtor agora precisa tentar entregar esse produto", destaca. 

O município vê ainda um cenário negativo também para a cultura do milho. Segundo Paulo, alguns produtores ainda terminam a colheita do milho, mas a produtividade também ficará abaixo do esperado para a safra. 

Veja a entrevista completa no vídeo acima

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hedgepoint atualiza cenário global do mercado de soja
Agrural: Plantio de soja chega a 80% da área no Brasil
Soja/Cepea: Clima favorece semeadura, e colheita pode ser recorde
Soja inicia semana em queda na Bolsa de Chicago dividindo atenções entre fundamentos e financeiro
Esmagamento recorde nos EUA sustenta preços da soja que fecham 6ªfeira subindo em Chicago
Dólar mais fraco nos EUA ajuda e soja abre a sexta-feira subindo em Chicago
undefined