Colheita da soja já começou no Paraná e estado registra lavouras com potenciais distintos

Publicado em 03/01/2020 11:07
Áreas que foram plantadas primeiro registram queda na produtividade, assim como as últimas semeadas e replantadas. Já lavouras intermediárias apresentam bom desenvolvimento até o momento, mas precisam de mais chuva neste final de semana
Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR

Podcast

Colheita da soja já começou no Paraná e estado registra lavouras com potenciais distintos

 

Download

A colheita da soja na safra 2019/20 já começou no Paraná, principalmente na região noroeste do estado. Assim como foi o plantio, a expectativa é de que o período de colheita seja longo no estado, até abranger todas as áreas cultivadas.

Segundo o presidente da Aprosoja Paraná, Márcio Bonesi, essas primeiras áreas colhidas sofreram bastante com a estiagem e estão registrando produtividades entre 30 e 40 sacas por hectare. A liderança destaca que as lavouras semeadas por último, assim como as replantadas, também irão ter baixa produtividade devido à falta de chuvas.

O resultado positivo ficará apenas para aquelas áreas intermediárias, que conseguiram um desenvolvimento melhor, mas ainda precisam de mais precipitações nestes próximos dias para garantir um bom potencial produtivo.

A liderança destaca ainda a importância de o produtor seguir atento aos trabalhos de manejo e aplicação de defensivos, pois caso as chuvas previstas realmente voltem, a pressão da ferrugem asiática deve ser maior no estado.

Para a segunda safra de milho, Bonesi projeta apenas uma pequena diminuição na área cultivada com o cereal, a despeito de uma previsão inicial de grande redução. Isso porque, o momento dos preços do milho é bastante favorável, o que deve fazer o produtor paranaense arriscar na cultura mesmo fora das melhores janelas de cultivo.

 

 

Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja Paraná no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prêmios da soja sobem no BR em semana marcada pela perda dos US$ 10/bushel em Chicago
Exportações de soja batem recorde histórico em março
Retaliação da China sobre produtos agrícolas dos EUA atinge a soja, fortalecendo Brasil
Complexo soja acelera baixas em Chicago, com óleo e grão perdendo perto de 3% nesta 6ª feira
Soja despenca mais de 20 pts em Chicago nesta 6ª e perde patamar dos US$ 10/bu com resposta da China aos EUA
Preços da soja caem nos portos do Brasil refletindo queda forte em Chicago e do dólar nesta 5ª feira
undefined