Produtores do Tocantins estão apreensivos e esperando novas chuvas para garantir boa safra de soja

Publicado em 18/12/2019 11:10
Semeadura já está praticamente encerrada no estado, mas chuvas irregulares prejudicam o desenvolvimento das lavouras, que podem apresentar necessidade de replantio. Negociações estão travadas neste momento com a incerteza do tamanho da produção desta safra.
Maurício Buffon - Presidente da Aprosoja Tocantins

Podcast

Produtores do Tocantins estão apreensivos e esperando novas chuvas para garantir boa safra de soja

 

Download
 

Produtores do estado do Tocantins estão apreensivo com a irregularidade de chuvas na região. Segundo Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Tocantins, o plantio da soja 2019/20 já está praticamente concluído e a preocupação agora é com o desenvolvimento da safra. 

De acordo com Buffon, há cerca de 10 dias as chuvas acontecem de maneira bastante irregular em todo o estado. "Temos alguns problemas nas últimas sementes que foram plantadas, com problemas de geminação por causa da chuva", comentou em entrevista ao Notícias Agrícolas. 

O presidente destaca que o momento é delicado e que produtor está apreensivo com o cenário local. "As lavouras que foram plantadas mais no começo de outubro, estão em fase de enchimento de grão, estão um pouco melhor, mas também estão sentido", destaca. 

Diante do cenário, Buffon afirma que ainda é cedo para falar em quebra de safra, mesmo que as condições não sejam favoráveis. "Para acontecer qualquer coisa, nós vamos ficar 100% dependentes de clima daqui pra frente", afirma. Ainda segundo o presidente, as negociações estão travadas neste momento com a incerteza do tamanho da produção desta safra

Veja a entrevista completa no vídeo acima

 

Por: Guilherme Dorigatti e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Clima nos EUA perde protagonismo na formação de preços da soja em Chicago e cenário político americano ganha relevância
Soja fecha em alta na Bolsa de Chicago e ainda se apoia em nova disparada do óleo
Soja sobe quase 1% em Chicago nesta manhã de 3ª feira ainda acompanhando o óleo
Forte demanda por óleos vegetais e trigo sob risco na Rússia e nos EUA deram tom positivo à soja em Chicago
Soja encerra o dia em alta na Bolsa de Chicago após mais de 4% de alta no óleo