Palotina/PR encerra o plantio da soja e 40% da área teve que ser replantada
Os produtores de Palotina no Paraná conseguiram finalizar o plantio da safra de soja 2019/20 entre os dias 2 e 3 de novembro. Uma parcela entre 25 e 30% foi semeada na janela entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro e apresentam bom desenvolvimento até o momento.
Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR, Edmilson Zabot, das áreas que já haviam sido semeadas, 40% precisou ser replantada e no restante os produtores optaram por deixar a situação como estava pensando em ganhar tempo lá na frente para a safrinha de milho e em evitar mais custos.
Na avaliação da Zabot, as primeiras áreas que foram plantadas “precisam melhorar muito para ficar ruins” e apresentam apenas entre 4 e 5 plantas por metro quadrado. Já as demais, apresentam bom potencial produtivo, mas a irregularidade das chuvas nos últimos já começa a preocupar para o restante da safra.
Diante deste cenário, a liderança destaca que o mercado está travado para novas negociações, com os produtores optando por não vender, mesmo quando boas oportunidades aparecem em patamares de R$ 80,00. A avaliação neste momento é de que não é possível saber quanto será produzido e quanto pode ser comprometido com vendas futuras.
Com a situação complicada para a safra de soja, o Sindicato Rural do município começa a buscar uma possibilidade de ampliar o período de zoneamento para o plantio do milho safrinha, que poderia ajudar a dar um alívio nas contas apertadas dos produtores.
Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR no vídeo.