Governo Bolsonaro é contra a moratória da soja e não aceita embargos da Abiove

Publicado em 31/10/2019 07:13
Assessor da Presidência da República, Abelardo Lupion, manifesta apoio aos produtores de soja que estão sendo embargados pela Abiove. "Esta entidade se submete às pressões de alguns países da Europa, colocando-se contra a soberania do Brasil"
Abelardo Lupion - Sec. Esp. Presidência da República para Relacionamento Externo

Podcast

Governo Bolsonaro é contra a moratória da soja e não aceita embargos da Abiove

 

Download

Em reação aos embargos que a Abiove (entidade que reune as empresas compradoras de soja no Brasil) está promovendo contra produtores da Amazonia Legal, o assessor da presidência da República, Abelardo Lupion fez ontem, ao Notícias Agrícolas, contundente manifestação de apoio aos agricultores impedidos de comercializarem grãos com essas traders. 

Lupion diz que o Governo Bolsonaro tem conhecimento que os produtores estão instalados nos Estados do Arco Norte do País (Pará, Mato Grosso e Matopiba) desde a abertura da Rodovia Belém-Brasília (portanto, há mais de 20 anos), e que possuem licença ambiental aprovadas pelos seus Estados (em acordo com o Código Florestal) para produzirem grãos em suas propriedades. 

--"Portanto, diz Lupion, é inadmissível que esta entidade se submeta às pressões de alguns países da Europa contra nossos produtores. Além de ilegal, esta perseguição significa uma afronta à nossa soberania". 

O assessor da Presidencia da República diz que o Governo está acionando a Advocacia Geral da União para investigar as licenças dessas empresas internacionais que operam no Brasil. "Não vamos admitir intromissão em nosso território, e muito menos paralisar a produção de alimentos nesses Estados", asseverou.

Somente em um municipio do Pará, Dom Eliseu, já são 63 as fazendas embargadas pela Abiove. Em alguns casos, o embargo também tem apoio do Ibama, que vem cassando a licença ambiental e impedindo o funcionamento das propriedades rurais.

Os agricultores dos Estados afetados pela ação da Abiove planejam promover manifestação em Dom Eliseo no proximo dia 10 de novembro. O movimento de reação está ganhando grande participação de agricultores e entidades.

(Acompanhe a entrevista do assessor da Presidencia da República, Abelardo Lupion, no video acima).

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Política americana, demanda forte e derivados dão tom positivo à Chicago com soja subindo 30 pontos nesse início de semana
Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária