Condição ideal para o plantio; entenda quais são as necessidades das sementes e o que acontece com elas em condição de estresse
Podcast
Entrevista com Elmar Floss - Professor e Diretor do Instituto Incia sobre o Riscos do plantio sem chuvas
Com o fim do vazio sanitário para a cultura da soja, os produtores rurais devem ficar atentos as condições ideias de plantio da cultura para que a planta tenha um bom desenvolvimento. Para ter uma lavoura de qualidade, o principal fator é ter um bom estabelecimento das lavouras.
De acordo com o Professor e Diretor do Instituto Incia, Elmar Floss, o grande desafio no início da temporada é realizar uma semeadura com qualidade para ter uma planta mais vigorosa. “A grande vantagem é que a planta mais vigorosa suporta o estresse biótico, como as pragas de solo. Outro fator positivo, é que a planta enraíza mais e aumenta a capacidade de absorção de água”, afirma.
Dentre as condições ideias para realizar o plantio da soja, sendo que a principal é a temperatura de solo acima de 15 ºC e ter uma boa disponibilidade de água. “A semente de soja é uma das culturas que exige mais umidade para germinar, na qual absorve em torno de 50% a 55% do seu peso em água. Geralmente, uma semente em boas condições de armazenamento tem de 13% a 14% de umidade”, comenta.
O professor analisa que três semanas sem precipitações são suficientes para causar mortes nas plantas e pode piorar se tiver o estresse hídrico atrelado às temperaturas elevadas. Além disso, o agricultor precisa evitar técnicas de aprofundamento da semente soja no plantio.
“Isso não é uma boa, primeiro que a planta não vai encontrar mais umidade lá e quanto maior a profundidade mais energia a planta vai gastar para emergir. O ideal é a profundidade ficar em torno de 3 a 4 cm para garantir uma população de plantas produtivas”, destaca.