Plantio da soja está atrasado em Japurá/PR e produtividade pode ser prejudicada

Publicado em 30/09/2019 10:52
Trabalhos normalmente começam no dia 20 de setembro, mas até o momento nenhuma área foi semeada. Preocupações já ficam por conta da produtividade da soja 2019/20 e da janela menor para a segunda safra de milho 2020.
Geraldo Bortolato - Produtor Rural de Japurá - PR

Podcast

Entrevista com Geraldo Bortolato - Produtor Rural de Japurá - PR sobre o Acompanhamento de Safra da Soja

 

Download

Os produtores de Japurá no Paraná costumam iniciar o plantio da safra de soja por volta do dia 20 de setembro. Porém, nesta safra 2019/20 nenhuma área foi semeada até o presente momento, o que deixa os produtores apreensivos.

Segundo o produtor rural Geraldo Bortolato, entre abril e setembro o município registrou apenas 230 mm acumulados, cerca de 700 mm manos do que a média histórica. Essa situação já reduz o potencial produtivo para a soja e já deixa o alerta ligado para a segunda safra de milho em 2020, que terá uma janela manos favorável.

Diante dessa incerteza sobre o plantio e na busca por rentabilidade em uma safra com margem apertada e após três safras seguidas complicadas (safrinha 2018, safra 2018/29 e safrinha 2019), os produtores ficam com o pé atrás para fechar vendas futuras no patamar de R$ 77,00 a saca, uma vez que a perspectiva aponta mais uma safra problemática.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Japurá/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja no 2º semestre no Brasil podem dar oportunidades, mas produtor precisa se manter em alerta Preços da soja no 2º semestre no Brasil podem dar oportunidades, mas produtor precisa se manter em alerta
Soja: Prêmios em queda no Brasil neutralizam estímulo das altas vindas de Chicago para os preços
Vendas da safra de soja do Brasil estão atrasadas, aponta Safras & Mercado
Colheita de soja e milho estão praticamente encerradas no Estado do RS
Soja sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª feira, com foco nas expectativas para o encontro China-EUA
Importações de soja da China em abril atingem o menor nível da década devido a atrasos na alfândega que interrompem o comércio