Pato Branco/PR já plantou 50% da soja e aposta em boa produtividade na safra 2019/20

Publicado em 24/09/2019 10:47
Plantio começou logo após o término do vazio sanitário em 10 de setembro mesmo com as menores precipitações registradas desde 1979. Expectativa é de produtividade média entre 60 e 70 sacas por hectare.
Oradi Caldato - Presidente do Sindicato Rural de Pato Branco/PR

Podcast

Acompanhamento de Safra da Soja - Entrevista com Oradi Caldato - Presidente do Sindicato Rural de Pato Branco/PR

 

Download

O plantio da safra de soja 2019/20 começou em Pato Branco no Paraná logo após o término do vazio sanitário em 10 de setembro e já atingiu mais de 50% do total de área que será cultivada.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco/PR, Oradi Caldato, os trabalhos começaram, mesmo com chuvas muito menores do que a média histórica.

“As precipitações de junho até setembro foram as piores desde 1979, então os produtores iniciaram o plantio com bastante receio já que faltava umidade no solo. Havia a previsão de chuvas na sequência e isso aconteceu de maneira suficiente, com até 50mm na última sexta-feira (20)”, diz Caldato.

Agora, a expectativa é de que o clima se normalize e a produtividade média fique entre 60 e 70 sacas por hectare, índice melhor do que o registrado na safra passada, quando as primeiras áreas plantadas sofreram com o veranico na virada de ano.

A liderança destaca ainda que os produtores aproveitam preços de até R$ 75,00 a saca para já fechar algumas vendas futuras e esperam este índice subir até 80 reais para garantir uma margem melhor nas negociações.

Confira a entrevista completa com o o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária
Soja volta a perder força e recua novamente em Chicago nesta 6ª feira