China volta a negociar com EUA e compra 1,8 mi/t de soja. Chicago sobe quase 10 pontos
Podcast
Entrevista com Vlamir Brandalizze - Analista de Mercado da Brandalizze Consulting sobre o Fechamento de Mercado da Soja
Nesta segunda-feira (23), o mercado da soja subiu quase 10 pontos, recuperando as baixas vistas na semana passada. Para Vlamir Brandalizze, analista da Brandalizze Consulting, a reação se dá em um momento em que a China volta a comprar soja americana, aproveitando principalmente os preços baixos. No total foram 27 cargos comprados, totalizando 1,8 milhão de toneladas.
Leia: China compra 27 cargos de soja dos EUA nesta 2ª feira e puxa mercado em Chicago
Apesar do momento positivo, Brandalizze lembra que os Estados Unidos está iniciando a colheita de suas lavouras de milho e que deve iniciar a colheita de soja em breve, o que normalmente traz um reflexo baixista ao mercado. Em relatório publicado hoje, o USDA informou ainda que, na última semana, a área colhida de milho nos EUA passou de 4% para 7%, contra 11% de média e 15% de 2018, neste mesmo período do ano.
Veja: USDA mantém índice de soja em boas condições, mas eleva o de milho em 2%
Enquanto isso, o mercado interno brasileiro mantém o ritmo lento nas negociações, mas com menos de 10 milhões de toneladas para embarcar até o fim do ano. Até este momento, o acumulado nas exportações de soja grão e derivados é de 76,3 milhões de toneladas. Para a safra nova, o aumento no diesel e nos insumos, mais as indefinições climáticas, estão atrasando o plantio. "Para a soja há ainda alguns dias para que o plantio possa começar sem problemas, mas quanto mais atrasar, mais complicada será a safrinha", explicou Brandalizze.