Piauí espera ampliar área cultivada com soja de 3 a 5% para safra 2019/20, sem mexer em áreas de proteção

Publicado em 01/08/2019 11:13
Diretor Executivo da Aprosoja Piauí aponta potencial do estado mais do que dobrar sua área cultivada crescendo apenas em áreas legais. Produtor vai comprando seus insumos e espera boa produtividade na próxima safra.
Rafael Maschio - Diretor Executivo da Aprosoja PI

Podcast

Entrevista com Rafael Maschio - Diretor Executivo da Aprosoja PI sobre o Acompanhamento de Safra do Milho

 

Download

Na última safra 2018/19 o estado Piauí ampliou a área cultivada com soja em 6,7% saindo de 710 mil hectares para 758 mil. Agora, a expectativa da Aprosoja Piauí é crescer novamente, desta vez algo entre 3 e 5% para a próxima safra 2019/20.

O diretor executivo da Aprosoja PI, Rafael Maschio, destaca que esse crescimento seria totalmente em cima de áreas legalmente permitidas, e que o estado tem capacidade de mais do que dobrar a área cultivada sem mexer nas reservas legais.

A expectativa é que a semeadura da soja se inicie entre a segunda quinzena de outubro e o início de novembro e as primeiras previsões climáticas apontam condições normais para o desenvolvimento da safra. Maschio destaca ainda que, quem conseguiu se antecipar e realizar compras à vista, obteve os insumos com preços bastante atrativos.

Milho Safrinha

Apenas 10% da área cultivada com soja é destinada para o cultivo do milho safrinha nesta segunda safra. Apesar de pequena, a área rendeu boas produtividades para os produtores piauienses, que colheram até 140 sacas por hectare em alguns pontos, e chegaram a média estadual de 80 sacas.

Confira a entrevista completa com o  diretor executivo da Aprosoja PI no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária
Soja volta a perder força e recua novamente em Chicago nesta 6ª feira