Com 15% da safra colhida, Bahia apresenta produtividades muito variadas de 30 à 70 sacas por hectare
Podcast
Entrevista com Alan Juliani - Presidente da Aprosoja Bahia sobre o Acompanhamento de Safra da Soja
A colheita da soja na Bahia já avançou para 15% do total da área plantada e, após sofrer com condições climáticas adversas como veranico e chuvas muito irregulares, os produtores baianos estão encontrando produtividades bem variadas, indo de 30 sacas por hectare até 70 sacas.
“Esse ano a produtividade está igual as chuvas de dezembro e janeiro, muito irregulares. Varia muito com relação a data de plantio e precocidade da variedade. A produtividade deve melhorar a partir da semana que vem que vão entrar as sojas de ciclo normal e as lavouras mais tardias”, conta Alan Juliani, presidente da Aprosoja da Bahia.
Os trabalhos de colheita devem seguir até o dia 10 de abril e a expectativa da entidade é de produtividade média na casa das 54 sacas, dentro da média histórica para o estado.
Até o momento, 42% da safra 2018/19 já foi negociada pelos produtores baianos e a projeção é que os preços de venda subam além dos atuais R$ 68/69 com uma possível definição na guerra comercial entre Estados Unidos e China e para refletir a queda de produtividade nacional.
Confira a entrevista completa no vídeo.