Produtores do TO se preocupam com cobrança de ICMS sobre frete e vendas da soja estão travadas
Podcast
Entrevista com Maurício Buffon - Presidente da Aprosoja Tocantins sobre o Acompanhamento Safra de Soja
Além de se preocupar com suas ações dentro das propriedades com plantio, tratos culturais e colheitas e contabilizar prejuízos de queda de produtividade por conta das dificuldades climáticas, os produtores de Tocantins estão com as atenções voltadas para o aumento de impostos que atingem a atividade agrícola. O governo do estado pretende estipular a cobrança de ICMS sobre o frete, pratica que não é adotada em nenhum outro estado brasileiro.
“Isso está causando um grande impacto nas comercializações e toda a cadeia do agro negócio que gira aqui no estado. Nós temos uma safra bastante apertada de colheita por problemas climáticos e mais essa questão tributária. As próprias trades estão segurando e não fazendo esforço para fazer negócio para também não tomar risco. Ninguém tem essa margem de lucro para pagar, nem as trades e nem o produtor, então não sai negócio, as negociações estão todas travadas”, diz Maurício Buffon da Aprosoja TO.
No meio de toda essa discussão, o produtor segue trabalhando nas lavouras de soja que já estão 35% colhidas no estado com produtividade, até o momento, de 50 sacas por hectare, 15% a menos do que a última safra. O plantio do milho safrinha também avança com uma janela favorável à bons índices de produtividade.
Confira a entrevista completa com o Presidente da Aprosoja Tocantins no vídeo.