Sapezal/MT registra queda de 10/12% na produtividade da soja; colheita na reta final

Publicado em 08/02/2019 10:51
Plantios da segunda safra avançam com boas perspectivas para o algodão e apreensão para o milho, que teve área reduzida devido a aumento de custos e baixa remuneração.
José Guarino Fernandes - Delegado e Conselheiro Fiscal da Aprosoja/MT

Podcast

Entrevista com José Guarino Fernandes - Delegado e Conselheiro Fiscal da Aprosoja/MT sobre Acompanhamento Safra de Soja e Milho

 

Download

O ritmo dos trabalhos de colheita da soja na região de Sapezal/MT está acelerado. Já são cerca de 85% do total da área colhida no munícipio e de 70 a 75% na região. Até o momento, os veranico de dezembro e janeiro e o intenso calor tem prejudicado a produtividade das plantas que está com média de 53/54 sacas por hectare, algo em torno de 10/12% menor do que a registrada na safra passada.

“Nós tivemos alguns veranicos no decorrer do desenvolvimento da planta e excesso de calor nos últimos meses estão diminuindo a produtividade em torno de 10 a 12%, até 15%, a menos do que o ano passado”, diz José Guarino Fernandes, delegado e conselheiro fiscal da Aprosoja MT.

Com o avanço rápido da colheita, que deve ir até o dia 20 de fevereiro, os trabalhos de plantio das safrinhas segue adiantado também. A região é uma das principais produtoras de algodão, que registrou aumento na área cultivada sobre a diminuição do espaço destinado ao milho segunda safra.

“A colheita da soja acontece e a plantadeira já vai atrás. O algodão, que o município tem hoje mais de 200 mil hectares, e também temos o milho em torno de 70/80 mil hectares. A regularidade das chuvas aconteceu com a virada do ano e está norma para o período”, conta Fernandes.

Confira a íntegra da entrevista no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas
undefined