'Quem estruturou e aguardou... ganhou', diz produtor de Chapadão do Céu

Publicado em 31/01/2019 10:16
Melhor uma safra só, mas bem feita, do que perder em duas, diz Walter Rigodanzo

Podcast

Melhor uma safra só, mas bem feita, do que perder em duas, diz Valter Rigodanzo

 

Download
 

O Notícias Agrícolas esteve na área de soja do produtor Walter Rigodanzo, em Chapadão do Céu (GO), onde há a expectativa de uma produção de 90 sacas por hectare.

Nesta área, foi plantado um cultivar de ciclo médio com 15 a 20 dias de diferença da maioria dos produtores, que iniciaram o plantio assim que o vazio sanitário foi encerrado.

O plantio dos vizinhos de Rigodanzo, assim, sofreu bastante com o veranico. Contudo, sua lavoura respondeu com produtividade, atendendo a um projeto que está sendo desenvolvido em todo o Brasil.

Entretanto, há informações de lavouras com material precoce que alcançam uma produção de 64 sacas por hectare. Em relação a outras regiões do estado, o resultado alcançado, segundo Rigodanzo, foi bom.

Para ele, a diferença está no solo, que conta com um percentual elevado de argila. Com 45% a 60% de argila no solo, a cultura tem uma resistência um pouco maior.

Ele ressalta que o processo que segue em sua lavoura tem um custo elevado e que as propriedades têm que ir fazendo isso em parcelas. Mas, como ele lembra, toda a agricultura tem que ser muito bem planejada - e, no final das contas, os produtores colhem lucratividade. "Quando você investe em tecnologias, o resultado final é lucro", afirma.

 

Veja fotos:

       

 

Tags:

Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha 4ª feira com baixas na B3, sentindo peso de Chicago e de mais oferta no Brasil
Desequilíbrio entre oferta e demanda no mundo deve derrubar preços da soja em 2025; antecipar vendas da safra nova pode ser boa estratégia
CEPEA/ABIOVE: Com quebra de safra, agroindústria ameniza queda do PIB da soja e do biodiesel
Soja: Mercado atua com estabilidade em Chicago, testando os dois lados da tabela nesta 4ª
Soja respira após sessões consecutivas de baixas intensas e sobe em Chicago nesta 4ª feira
Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago