Aprosoja SP estima queda de 10% na produção de soja do estado com relação as 3,5 mi/t da safra 17/18

Publicado em 10/01/2019 09:30
Primeiras lavouras plantadas foram prejudicadas pela falta de chuvas e produtores paulistas já se preparam para safra 18/19 menor do que a passada. Aprosoja SP recomenda que agricultores tenham cautela e acompanhem as informações do mercado para vender suas produções aos poucos e minimizar prejuízos.
Gustavo Chavaglia - Presidente Aprosoja SP

Podcast

Entrevista com Gustavo Chavaglia - Presidente Aprosoja SP sobre o Acompanhamento de Safra da Soja

 

Download

Com os plantios se iniciando em outubro, o estado de São Paulo já começa a colher as primeiras lavouras de soja, apesar do grosso dos trabalhos estarem programados para o mês de fevereiro. As chuvas que apresentaram bons índices no início do ciclo, cessaram durante o desenvolvimento dos grãos, e os produtores do estado já esperam contabilizar perdas na produção da safra 2018/19.

“Nós consultamos todas as regionais em São Paulo, as regiões centro, centro-oeste e noroeste foram as mais afetadas, e as perspectivas de todas as regiões é que as perdas fiquem em torno de 5 a 10 % em média, mais próximo do 10%. A produção do ano passado foi de 3,5 milhões de toneladas com a capacidade de produção se expressando muito bem, mas esse ano o Sol e o calor vão afetar todas as variedades da soja”, conta Gustavo Chavaglia, presidente da Aprosoja SP.

As negociações no estado seguem travadas, com o personagens do mercado inseguros com relação as indecisões da guerra comercial entre China e Estados e os fatores climáticos que deixam o montante da safra em dúvidas. Nesse cenário, o produtor rural deve ter cautela e aguardar os melhores momentos para negociar sua produção.

“É complicado afirmar alguma coisa como conselho ao produtor, mas eu diria cautela e acompanhamento de informação. O produtor tem que ficar mais atento as questões econômicas e de mercado. Se ele ver que as coisas estão mais razoáveis, ele vá fechando gradativamente e ajustando o que ele espera de produção”, pontua Chavaglia.

Confira a entrevista completa no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Mercado futuro trabalha com movimento de correção técnica nesta 6ª feira em Chicago Soja: Mercado futuro trabalha com movimento de correção técnica nesta 6ª feira em Chicago
Com clima no radar, preços da soja retomam movimentos de baixas nesta 6ª em Chicago
Colheita da Safra de Verão chega à reta final no Rio Grande do Sul
Óleo atinge limite de baixa e promove baixas de mais de 2% nos preços da soja nesta quinta-feira (15)
Soja despenca quase 30 pts em Chicago nesta 5ª feira pressionada pela derrocada do óleo
Produtores de soja da Argentina buscam acelerar a colheita antes de mais chuvas