Mato Grosso quer plantar sementes próprias na 1ª quinzena de fevereiro

Publicado em 17/12/2018 15:15
Aprosoja de Mato Grosso esta apresentando documentos que comprovam que a melhor época para se produzir sementes próprias é de 1 a 15 de fevereiro.A recomendação vai contra as determinações cientificas no sentido de impedir a ponte verde, e o plantio de soja em cima de soja
Antônio Galvan e Wanderlei Dias Guerra - Presidente da Aprosoja MT e Diretor Técnico da Aprosoja MT

Podcast

MT quer plantar sementes em fevereiro

 

Download

 

A Aprosoja do Mato Grosso sugere um novo calendário para plantio de soja no estado. Atualmente, o plantio é permitido até 31 de dezembro. Contudo, Antônio Galvan, presidente da entidade, com base em estudos realizados por seu assessor técnico, Wanderlei Dias Guerra, ressalta o comunicado de que não haverá prejuízo para a oleaginosa caso haja plantio de sementes em fevereiro.

Para Galvan, essa medida pode vir para sanar uma grande deficiência que há na produção de sementes. Os produtores querem fazer suas sementes por conta própria em busca de uma melhor qualidade.

Esse plantio de sementes teria de ocorrer, assim, na primeira quinzena de fevereiro. A única recomendação que fica é para que a colheita não adentre o período de vazio sanitário, que está estabelecido entre 16 de junho e 15 de setembro no estado.

O presidente acredita que a criação do calendário atual é fruto de um "complô" de fabricantes de defensivos e sementeiros para evitar sementes salvas. Galvan afirma que não há pesquisas que provem que o mês de fevereiro poderia causar alguma alteração no que diz respeito à ferrugem.

Dias Guerra, que participou da criação do calendário de plantio vigente, sugere que a alteração deste seja feita para que haja uma melhoria técnica do plantio.

As demais entidades têm até a próxima sexta-feira (21) para apresentar dados contraditórios com base em estudos técnicos.

Confira a entrevista completa no vídeo acima

 

Assista ao posicionamento dos pesquisadores da Embrapa Soja, CLIQUE AQUI

Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Depois de subir 4% na semana, soja recua em Chicago acompanhando queda do petróleo
Soja: Com pressão do petróleo e reflexos no óleo, mercado em Chicago fecha com mais de 1% de queda
Plantio da soja no Paraguai atrasa na região norte por falta de chuvas, mas avança no sul
Soja ainda sobe em Chicago nesta 5ª, mas caminhando de lado frente a cenário conhecido
Soja: mais uma sessão de alta em Chicago com influência do financeiro de olho nos EUA e China e clima atrasando plantio no Brasil
Soja inverte o sinal, se fortalece e fecha pregão desta 4ª feira em alta na Bolsa de Chicago