Demanda firme pela soja americana e otimismo com a possível retomada das negociações entre China e EUA deram fôlego à Chicago
Podcast
Entrevista com Luiz Fernando Gutierrez - Consultor da SAFRAS & Mercado sobre o Fechamento de Mercado da Soja
Apesar de uma expectativa de pressão, o mercado da soja teve uma segunda sessão consecutiva de alta na Bolsa de Chicago (CBOT), chegando até a 20 pontos nos principais vencimentos.
Luiz Fernando Gutierrez Roque, analista da Safras & Mercado, destaca que o bom humor começou ontem e que é mais uma questão técnica do que algo fundamental, já que a Bolsa havia testado mínimas de 10 anos, de forma que é natural que haja espaço para uma correção técnica positiva.
Existem algumas notícias, ainda não muito claras, que abrem possibilidade para uma abertura de conversas entre Estados Unidos e China em breve. Além disso, os números de exportações mostraram que a demanda de soja norte-americana continua firme de alguma forma, revelando que o México foi o principal comprador - o que consolida o acordo feito no mês passado e compensa parte das perdas chinesas.
Se o produtor norte-americano também retrair, o que pode ocorrer em função dos baixos preços, o mercado também pode testar novos níveis de alta. Por outro lado, se o dólar cair a nível mundial, a soja deve continuar caindo.
No Brasil, o fator eleitoral ainda deve continuar influenciando a moeda norte-americana e os prêmios devem continuar em alta nas próximas semanas, já que a expectativa é de uma demanda forte.