Participar das altas e se desfazer de soja da safra velha pode ser mais adequado que carregar estoque para o final do ano
Podcast
Entrevista com Marlos Correa - Analista Insoy Commodities sobre o Fechamento de Mercado da Soja
Nesta sexta-feira (17), o mercado da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) teve um dia que começou negativo, com quedas de dois dígitos nos principais vencimentos. Contudo, os números se recuperaram e as cotações encerraram no "zero a zero", compensando o movimento de perda.
Marlos Correa, analista de mercado da Insoy Commodities, comenta que o mercado saiu de um relatório baixista do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), no qual o aumento da oferta por parte dos norte-americanos bem como o aumento dos estoques mundiais fizeram com que os fundamentos ficassem negativos.
Contudo, a recuperação na segunda-feira (13) mostrou que há uma demanda aquecida no cenário, bem como o mercado acreditando em novas negociações entre China e Estados Unidos, de forma que a semana foi mais otimista.
Por mais que haja a guerra comercial, Correa avalia que a China deve precisar da soja norte-americana mais adiante, já que a oferta de safra brasileira está no fim e os prêmios já chegaram ao limite.
Neste momento, a China já tem um bom volume comprado do Brasil e recua das compras, ancorada na ideia de que os Estados Unidos terão uma boa produção para oferecer.