Sem glifosato, agricultura brasileira está fadada ao retrocesso, com prejuízos econômicos e ambientais
Podcast
Entrevista com Dionísio Gazziero - Pesquisador Embrapa Soja Londrina/PR sobre o Proibição do Glifosato
Nesta quarta-feira (08), o Notícias Agrícolas conversou com Dionísio Gazziero, pesquisador da Embrapa Soja de Londrina (PR), para destacar a eventual impossibilidade de se utilizar o glifosato nesta safra, como foi decidido pelo Ministério Público Federal (MPF).
Gazziero diz que a medida pegou todos de surpresa e que o glifosato é uma ferramenta importante para todas as culturas. Hoje, existem tecnologias no mercado que são fortemente baseadas no uso do herbicida. Desta forma, o impacto poderia vir como um todo para a agricultura.
O Brasil, enquanto um país tropical, enfrentaria também uma mudança brusca em seu modelo de agricultura, que voltaria a trazer problemas ambientais como erosões.
Para ele, é difícil encontrar uma alternativa ao produto hoje. Há o paraquat, mas este, além de estar sendo questionado, demanda mais aplicações.
O pesquisador salienta a necessidade de se basear em metodologias aceitas internacionalmente para barrar um produto ou outro em solo brasileiro. "Não se pode trabalhar com base no achismo", diz.
A Anvisa aindaa não possui todas as informações para tomar um posicionamento a respeito da questão, que é complicada e difícil por agora.