Soja: Com tripé para os preços muito positivo, momento é oportuno para vendas no Brasil, diz consultor
Nesta quarta-feira (11), a soja testou algumas altas na Bolsa de Chicago (CBOT) ao longo do dia, mas encerrou próxima da estabilidade, do lado negativo. Segundo Carlos Cogo, consultor de mercado da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica, este movimento é reflexo da realização de lucros por parte dos investidores, devido às altas expressivas das sessões anteriores.
Os preços atuais de Chicago também colocam os preços nos portos brasileiros, quando somados a prêmios, em bons patamares. Há soja sendo vendida no Brasil em números próximos a R$90 nos portos, com negócios no interior por volta de R$82 - isso deixaria uma margem de lucro bruta superior a 60%, o que permite um momento adequado de realizar vendas.
Contudo, muitos ainda se mostram reticentes em decidir ou não pela venda. Há dois fatores que ainda podem mexer com esses preços: o câmbio, frente ao cenário político-econômico brasileiro e o plantio norte-americano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima uma área de soja menor - contudo, analistas acreditam que a área de soja será, na verdade, maior.
Com sua produção reduzida, a Argentina irá possuir uma capacidade de exportação comprometida e limitada, tendo pouca influência no mercado internacional. Desta forma, também cresce a responsabilidade sobre os Estados Unidos.