Produtores iniciam a colheita da soja em Ponta Grossa (PR) e produtividade está abaixo da registrada na safra anterior
Os produtores rurais deram início da colheita da soja na região de Ponta Grossa/PR. As condições climáticas estão contribuindo para o andamento dos trabalhos de campo, entretanto, a produtividade será menor nesta safra se comparado com a temporada passada.
Conforme explica o Presidente do Sindicato Rural do município, Gustavo Ribas Netto, o excesso de chuvas e a falta de luminosidade prejudicaram o desenvolvimento da planta. “Nós tivemos situações extremas, já que no final do ano ficou quase 30 dias chovendo e depois tivemos períodos secos mais intensos. Tivemos algumas perdas principalmente na cultura do feijão”, destaca.
Nesta temporada, a grande preocupação dos agricultores foi com a incidência de doenças de fim de ciclo, especialmente a ferrugem asiática. “Com as adversidades climáticas, acabou dificultando a aplicação de fungicidas nas lavouras”, afirma.
Comercialização
Na localidade, as referências para a soja disponível reagiram e está em torno de R$ 77,00 a R$ 78,00 a saca. Segundo a liderança, o principal fator do aumento nas cotações é devido à estiagem da Argentina. “Quanto maior forem às perdas consolidadas na safra da Argentina, maior será o espaço que o brasileiro tem para faturar”, ressalta.
Safra de Inferno
Até o momento, os produtores rurais da região não sabem qual cultura vão preferir para cultivar na safra de inverno, pois a área destinada ao trigo será reduzida. “Com a falta de política pública para a cultura do trigo, o Brasil não conseguirá produzir a quantidade necessária que é consumida”, finaliza.