Chicago registra segunda sessão de queda para os preços da soja com realização de lucros e expectativa para relatório do USDA
Nesta quarta-feira (07), o mercado da soja encerrou novamente em baixa na Bolsa de Chicago (CBOT), com perdas de 9 a 10 pontos nos principais vencimentos.
Adriano Gomes, analista de mercado da AgRural, avalia que a soja sofreu uma correção técnica puxada pelo farelo de soja, que caiu mais de 1%. O óleo de soja também caiu mais de 1%.
Esse movimento, como aponta o analista, ocorre porque "o farelo está sendo o guia da soja" e o subproduto fez seu quarto fechamento negativo consecutivo em função da "esfriada" nas notícias de quebra de safra na Argentina, embora a quebra seja factível.
O mercado também espera que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) faça um corte de 6 milhões de toneladas na produção da Argentina, passando para 48 milhões de toneladas. Para o Brasil, a expectativa é de um aumento de safra. Enquanto isso, as exportações brasileiras caminham firmes, enquanto as norte-americanas "não estão embalando tanto".
A expectativa em termos de comportamento de preços, assim, deve depender da questão argentina e da posição dos fundos em Chicago.