Mercado da soja em Chicago pode seguir em alta por atuação dos fundos; perdas na Argentina já estariam precificadas
Podcast
Mercado da soja em Chicago pode seguir em alta por atuação dos fundos; perdas na Argentina já estariam precificadas
O mercado da soja teve mais um dia positivo na Bolsa de Chicago (CBOT) nesta quinta-feira (01). Os patamares alcançados já passaram dos US$10,50/bushel, com o vencimento maio/17 caminhando para US$10,70/bushel.
Steve Cachia, diretor da Cerealpar, destaca que a alta é influenciada pela continuação da seca na Argentina - hoje, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires trouxe uma estimativa de 44 milhões de toneladas para a safra deste ano. A situação argentina traz alta para o farelo de soja. Um outro fator são as exportações norte-americanas agressivas, com, no mínimo, 120 a 130 mil toneladas embarcadas para a China.
A quebra na Argentina é grande e importante, mas o mercado já absorveu essa queda, segundo Cachia. Contudo, os especuladores observam as altas do mercado e trabalham para participar dessa alta, acreditando em preços melhores.
O Brasil, por sua vez, está em plena colheita de uma safra recorde. Para Cachia, uma boa estratégia para este momento seria a de aproveitar os preços em Chicago e não esperar uma reviravolta para voltar a vender.
Em primeiro lugar, ele recomenda que os vendedores observem suas margens e, a partir de então, tomem decisões de venda. A situação, entretanto, é mais confortável para trabalhar.