Rallies em Chicago puxam soja no Brasil para melhores preços do ano e momento traz boas oportunidades de venda
Podcast
Rallies em Chicago puxam soja no Brasil para melhores preços do ano e momento traz boas oportunidades de venda
Nesta quarta-feira (21), o mercado da soja teve mais um dia de alta na Bolsa de Chicago (CBOT). Flávio França Jr, consultor de mercado da França Jr. Consultoria, avalia que esse movimento, que faz parte de uma sequência de altas nos últimos dias, está sendo realizado em cima do clima irregular na Argentina, especialmente na zona núcleo, bem como pelo retorno dos fundos para a ponta compradora, após estes virarem o ano ausentes.
Desta forma, ele acredita ser difícil que ocorram preços abaixo dos US$10/bushel nos próximos dias. A questão em destaque é, portanto, saber se o mercado tem força para continuar subindo - e esta é uma resposta difícil.
No Brasil, que possui 17% da safra colhida, contra 26% do ano passado e 20% na média, não possui nenhum estado que tenha um padrão de produtividade melhor do que 2017, apesar de a safra não ser irregular.
Contudo, o farelo é quem vem liderando o movimento de valorização, produto do qual a Argentina é o principal exportador mundial. França Jr. alerta, porém que o país sul-americano virou o ano com um estoque de passagem elevado, de forma que o gargalo a ser deixado no mercado não deve ser tão devastador.
Para os brasileiros, o câmbio vem trazendo boas oportunidades nos últimos dias, com impacto positivo nos preços internos. O consultor aconselha àqueles que estão mais atrasados na comercialização a participar do mercado.