Com pouca chuva prevista para as regiões ao Norte de Buenos Aires e Sul de Santa Fe, expectativa é de novas reduções na safra

Publicado em 15/02/2018 13:30
Bolsa de Rosário divulga na próxima quarta-feira (21) nova estimativa de safra após agravamento da situação em algumas regiões do país

Podcast

Com pouca chuva prevista para as regiões ao Norte de Buenos Aires e Sul de Santa Fe, expectativa é de novas reduções na safra

 

Download

Nesta quinta-feira (15), Daniel Olivi, do Notícias Agrícolas, Ginaldo de Sousa, da Labhoro Corretora e Sofía Corina, analista da Bolsa de Comércio de Rosario (BCR), conversam com o jornalista Aleksander Horta diretamente de Rosario (Santa Fe), na Argentina, para trazer algumas informações sobre a safra de soja do país vizinho, que sofre ameaças em decorrência do clima.

A BCR já havia cortado sua estimativa de 56 milhões de toneladas para 52 milhões de toneladas. Os últimos levantamentos da Bolsa mostra que as perdas para o cultivo são de 15% a 17%.

No Crop Tour do qual participam Olivi e Sousa, já foi constatado que as áreas com a oleaginosa necessitam de chuvas, embora estejam em bom estado até o momento. Este é um ponto crucial para a safra, já que a soja vem definindo seu rendimento e o potencial já está limitado, como destaca Corina. Há previsões de chuva para o próximo sábado, mas os volumes, mesmo que se cumpram, podem não ser suficientes para reverter a situação.

São diferentes situações hídricas ao longo do país, sendo a área mais sofrida o sul de Santa Fe e o norte de Buenos Aires, que necessitam de grandes volumes para se recuperar. Outras áreas, por sua vez, precisam apenas de volumes entre 30mm a 40mm.

Se as chuvas não se confirmarem, a Argentina poderá ver suas projeções de produtividade cairem ainda mais. E, como conta Corina, o estoque de passagem não é suficiente para cobrir a eventual quebra que possa vir pela frente.

Na próxima quarta-feira (21), a BCR irá divulgar sua nova projeção para a safra argentina.

Crop Tour Argentina 2018

Olivi e Sousa, juntamente dos representantes da Big Safra, seguem para a reta final da viagem, que irá percorrer a província de Buenos Aires, uma das que mais sofrem com a seca no país.

Clique aqui e confira as últimas novidades do Crop Tour!

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prêmios seguem como principal ponto de atenção no mercado da soja no BR, apesar de semana mais contida de negócios
StoneX eleva estimativa de safra brasileira de soja 24/25 para volume recorde de 168,4 mi ton
Soja intensifica altas em Chicago nesta 6ª, com conversas entre EUA-China e queda do dólar
Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª feira, após baixas consecutivas durante a semana
Após vendas semanais do USDA, preços futuros da soja finalizam a sessão desta 5ª feira com ganhos na CBOT
Preços futuros da soja passam a trabalhar com ganhos nesta 5ª feira na CBOT