Mercado da soja em Chicago tem dia de estabilidade, mas tendência de baixa para os preços predomina
Nesta quinta-feira (21), o mercado da soja teve um dia neutro na Bolsa de Chicago (CBOT), com ganhos entre 0,5 a 1 ponto nos principais vencimentos.
De acordo com Marcelo de Baco, da De Baco Corretora, o mercado da soja tem vários fatores que convergem para a neutralidade do mercado. Um desses pontos é a indicação do Banco Central norte-americano (FED) de que, em um futuro breve, deve aumentar os juros americanos, fator que mexeu com todas as commodities por conta de um fortalecimento do dólar.
Outro ponto importante é que a oferta mundial de soja está próximo à demanda. Os compradores conseguem entrar no mercado tranquilamente, fator que poderia ser negativo para os preços.
Os compradores não forçam suas posições neste momento, embora a demanda esteja forte. Para De Baco, as cotações devem ser acompanhadas no dia-a-dia e ele recomenda, em um cenário de bolsa em alta e câmbio também em alta, realizar vendas caso haja compromissos e outras despesas a serem pagas ao final do mês, aproveitando o momento.
O corretor também acredita que o mercado tem mais motivos para cair do que para subir, tendo em vista que a estratégia dos compradores é bastante desconhecida. Contudo, uma grande queda no mercado de soja não deve ser uma vertente.