Menor custo de produção de soja na safra nova, em função da queda do dólar, garante margem positiva, mesmo com cotações em queda

Publicado em 08/05/2017 17:14
Soja deve manter tendência de alta nos próximos dias.Queda nos preços viria apenas com a consolidação de uma safra cheia nos EUA
Confira a entrevista com Marcos Araújo - Analista da Lansing Trade Group

Podcast

Marcos Araújo - Analista da Lansing Trade Group

 

Download

 

Nesta segunda-feira, o mercado da soja entrou em queda na Bolsa de Chicago (CBOT), com a soja tentando se segurar nos patamares de US$9,60/bushel.

De acordo com o analista de mercado Marcos Araújo, da Lansing Trade Group, o dia de hoje foi marcado por uma movimentação negativa que reflete o clima favorável em relação à expectativa de que um aumento na soja americana pode se consolidar.

Araújo lembra ainda que, historicamente, a segunda quinzena de junho e a primeira quinzena de julho são momentos de atenção para os produtores, uma vez que eventuais rallys podem acontecer em função do clima.

Tanto para o produtor norte-americano quanto para o produtor sul-americano, esses são bons momentos para a fixação de preços. "O produtor tem que ficar antenado, pensar com a cabeça e ver se esses preços são remuneradores", destaca o analista.

Ele lembra que, em decorrência de algumas conversas, já é possível estimar que o custo de produção da soja deve ser 10% menor nesta safra do que no ano passado. Por este motivo, os preços atuais podem ser remuneradores para o produtor brasileiro também.

Com isso, os produtores devem ainda analisar o custo logístico e ficar atentos à produtividade americana: se for confirmado um plantio recorde, é provável que os Estados Unidos tenha uma produção de 125 milhões de toneladas.

Na tendência do mercado, Araújo acredita que Chicago deve se comportar em alta nos próximos dias, com a baixa vindo apenas na consolidação dessa nova safra norte-americana.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safra de soja do Brasil em 2024/25 estimada em 172,2 mi t, diz Agroconsult
Dólar batendo nos R$ 6,00 traz boas oportunidades de comercialização para soja no Brasil
Plantio da soja passa da metade no Maranhão com boa projeção de produtividade
Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS
undefined