DIRETO DE GENEBRA - Compradores de soja estão bem estocados. Alta deve ser aproveitada, junto com opções de compra
A cidade de Genebra, na Suíça, é a capital mundial da comercialização de grãos no mercado físico, concentrando as principais corretoras e traders do mundo. Nesta cidade, está localizado o economista brasileiro Miguel Biegai, que trabalha na OTCex Corretora. Nesta segunda-feira (21), Biegai conversou com o Notícias Agrícolas para explicar e destacar a importância desse mercado.
De acordo com Biegai, a cidade é estratégica por ser possível conversar com Ásia e Américas dentro de um mesmo dia. Por isso, ela acabou concentrando muitas empresas grandes da área de comercialização de commodities. Genebra lida com o mercado de balcão, logo, a negociação de prêmios nos portos é definida, em boa parte, na cidade.
Mercado da soja
Hoje, o mercado da soja iniciou o dia em alta em Chicago. Biegai lembra que há uma forte resistência do contrato julho/17 na casa dos US$9,70/bushel e que o mercado precisa de um fator novo e forte para romper essa linha, ocasionada por uma resistência gráfica que está escorada no lado fundamental. Os compradores na Ásia estão relativamente tranquilos e acomodados porque houve uma safra recorde nos Estados Unidos e na América do Sul. Além disso, a nova safra norte-americana também tem um bom início. Com isso, o momento seria ideal para que os vendedores realizassem alguns negócios.
De acordo com as informações do economista, o mercado está bem abastecido no curto prazo e não há uma vontade grande de formar mais estoque. No entanto, a demanda se encontra forte - se houvesse problema de demanda, os preços estariam mais baixos.
Na visão de Biegai, o mercado não deve ficar abaixo dos US$9/bushel pois, neste caso, os produtores do mundo não realizam vendas. Ele também acredita que os preços baixos dos últimos anos foram responsáveis por incentivar o consumo a crescer nos últimos anos, logo, "o mundo não tem mais direito a erro em termos de produção. As safras tem que ser continuamente cheias para não haver 'estouro' de preços", aponta.
Operações de call
Ele destaca para a funcionalidade das operações de call, facilitando o lucro dos produtores. Ele exemplifica isso da seguinte maneira: se o produtor possui 500 toneladas de soja paradas no silo, o recomendado é vender o físico e comprar o equivalente a 500 toneladas em call na bolsa. Se o preço subir, os produtores participam da alta como se ainda tivessem essas 500 toneladas.
Essa lógica de proteção no mercado vale para qualquer commodity. Quando você ganha o dinheiro de uma call, esse valor deve ser declarado no Imposto de Renda, mas pode ser abatido de operações que obtiveram prejuízo.
Soja no mundo
A demanda por soja convencional, de acordo com o economista, está cada vez menor. Os compradores estão cada vez mais aderindo à soja transgênica, que é mais barata. Há um prêmio elevado por soja convencional, mas é um mercado que está diminuindo, ano após ano, o seu nicho.
O petróleo, por sua vez, como "rei das commodities", afeta todas as outras em um aspecto macro. No entanto, um problema no plantio americano pode ser mais importante para a formação dos preços da soja do que uma queda eventual do petróleo.