Produtor do RS conta em detalhes como consegue bater recordes de produtividade na soja

Publicado em 20/03/2017 10:38
Saiba como alcançar a produtividade de mais de 100 sacas por hectare, por Telmo Amado e Vanderlei Neu

O atual recordista de produtividade de soja no Rio Grande do Sul, Vanderlei Neu, falou durante a palestra do prof. Telmo Amado na Expodireto Cotrijal, em Não-me-toque (RS), sobre o conjunto de práticas utilizadas na sua lavoura para alcançar os bons resultados.

Neu deu início ao plantio direto em 1993, trabalhando com a descompactação de solo e o plantio de aveia. No entanto, só a soja não seria responsável por sustentar essa rotação, já que ela não produz palha e não produz também um sistema radicular profundo. Com isso, 1/3 da lavoura de Neu é composta por milho e os outros 2/3, por soja.

O solo é coberto durante 365 por ano. O nabo forrageiro também é plantado como forma de aliviar a compactação que possa existir, auxiliando também no processo de calagem da lavoura. 30 dias após a emergência do plantio de inverno, que é o trigo, o calcário é aplicado com a ajuda de uma calhadeira e a água faz com que esse calcário consiga descer no perfil do solo, a partir da decomposição dos tubérculos do nabo. São 300 orifícios por metro quadrado - depois da aplicação de calcário, em questão de 60 dias já há partícula de calcário a 20 centímetros de profundidade.

A ideia de Neu é sempre chegar de 12 a 13 toneladas de palha por ano e 5 toneladas de raízes de diferentes profundidades e volumes de solo. De calcário, são cerca de 2,5 toneladas a cada dois anos.

Há 15 anos, o produtor também trabalha com o sulfato de amônio, que faz com que o cálcio, o magnésio e até mesmo o próprio fósforo desçam nas camadas mais profundas. O solo também é livre de alumínio e possui o enxofre distribuído uniformemente no perfil, com 40% de teor de argila.

A produtividade, para Neu, "a cada ano, é mais um troféu que se ergue". O recorde de produtividade alcançado foi de 102,7 sacas por hectare.

Tags:

Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, com pressão ainda vinda dos fundamentos e dólar
Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25
Soja segue operando com estabilidade em Chicago nesta 2ª, mas passa para o campo negativo
Soja/Cepea: Clima favorável reforça perspectiva de maior oferta, e preço cai
Aprosoja MT apresenta sugestões ao Governo de MT para regulamentação da Lei da Moratória da Soja
Soja sobe levemente na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira, acompanhando altas entre os derivados
undefined