Aprosoja Brasil considera irresponsável a autorização do MMA para disponibilizar as informações do CAR. Setor vai à Justiça
Podcast
Aprosoja Brasil considera irresponsável a autorização do MMA para disponibilizar as informações do CAR. Setor vai à Justiça
Na última terça-feira (29), o Serviço Florestal brasileiro lançou em Brasília uma plataforma que disponibiliza os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para consulta pública. Tendo em vista que a situação pode criar constrangimento ou problema para os produtores rurais, que a partir de então podem ter suas informações divulgadas, o Notícias Agrícolas conversou com o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa.
O presidente explica que apenas 8% do território nacional é utilizado pela agricultura e 19% para a pecuária. 61% do território, por sua vez, é preservado. "Toda hora o Ministro do Meio Ambiente está com uma novidade para tirar o sossego dos produtores", diz o presidente.
Ele relata que a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) está esperando o momento adequado para tomar uma medida judicial em relação ao caso - se possível, até mesmo um mandado de segurança. A resposta deverá vir nos próximos dias. Enquanto isso, o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, também entra em processo na Advocacia Geral da União (AGU) para disponibilizar também o nome e o CPF dos produtores que realizaram o CAR.
"Por outro lado, essa ação deve estar finalmente assinando a saída dele do Ministério do Meio Ambiente. A maior parte dos CAR foram entregues. Fizemos a nossa parte e a mensagem para o produtor é que vamos tirar o ministro. Ele não serve para o Brasil, para o produtor e para o meio ambiente", declara.
Marcos acredita que até a próxima semana também já deverá haver um posicionamento do presidente Michel Temer sobre a saída do ministro Sarney Filho, que é cobrada pela Frente Parlamentar da Agricultura (FPA).