Chuvas beneficiam lavouras de soja em Boa Vista (RR) e perspectiva é de produtividade acima de 50 scs/ha

Publicado em 11/07/2016 10:47
Área semeada com a oleaginosa foi mantida em 25 mil hectares nesta temporada. Produtores rurais ainda investem em variedades convencionais, como a Tracajá. Custo de produção gira em torno de 36 a 37 sacas por hectare. Abertura oficial da colheita do grão acontece entre os dias 2 e 3 de setembro.

O regime de chuvas regular tem beneficiado as lavouras de soja em Boa Vista (RR). O estado que segue o cronograma norte-americano de plantio, deve alcançar produtividade acima de 50 sacas por hectare.

As previsões climáticas continuam indicando bons volumes de precipitação para a região, que ao contrário da safra passada, está animando os agricultores.

O produtor rural, Marlon Cristiano Buss, conta que poderão "aumentar a produtividade média em 20% na relação ao ano passado, devido às condições de chuvas", explica.

Nesta safra a área cultivada com a oleaginosa foi mantida em 25 mil hectares e os produtores continuam investindo na variedade Tracajá desenvolvida especialmente para a região. "Foram plantados em torno de 65% da variedade precoce 8581 da Embrapa, e 35% da tracajá", destaca Buss.

Para produzir 1 hectare de soja neste ano o produtor desembolsou de 36 a 37 sacas por hectare. Considerando "que a produtividade média ficou acima de 50 scs/ha nossa rentabilidade será de 20%", acrescenta.

Outro diferencial na safra 2015/16 foi o bem sucedido controle de pragas. A lagarta que é uma preocupação constante dos produtores, neste ano trouxe poucos danos às lavouras.

A abertura oficial da colheita do grão acontece entre os dias 2 e 3 de setembro.

Por: Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prêmios da soja sobem no BR em semana marcada pela perda dos US$ 10/bushel em Chicago
Exportações de soja batem recorde histórico em março
Retaliação da China sobre produtos agrícolas dos EUA atinge a soja, fortalecendo Brasil
Complexo soja acelera baixas em Chicago, com óleo e grão perdendo perto de 3% nesta 6ª feira
Soja despenca mais de 20 pts em Chicago nesta 6ª e perde patamar dos US$ 10/bu com resposta da China aos EUA
Preços da soja caem nos portos do Brasil refletindo queda forte em Chicago e do dólar nesta 5ª feira
undefined