Chuvas estão irregulares em Uberlândia (MG), mas ainda não preocupam produtores de soja
Na região de Uberlândia (MG) as chuvas ocorrem de forma irregular, mas ainda não afetaram a produção de soja. A preocupação dos produtores é quanto ao clima em janeiro - período de enchimento do grão -, já que na temporada passada o mês foi de grande estiagem e prejudicou a produção.
Segundo o presidente do sindicato rural, Thiago Soares Fonseca, a produção na região vem de dois anos consecutivos de perdas, e mesmo que a safra 2015/16 se consolide em bons volumes, os produtores ainda não conseguiram saldar os prejuízos.
"Para começar a equilibrar as coisas nós precisamos de um ano de boas produtividades”, afirma. Nesse cenário, as projeções são de um rendimento médio de 55 sacas por hectares caso o clima seja favorável na reta final do ciclo.
De acordo como o presidente a colheita da soja no município deve ter inicio a partir do dia 10 de fevereiro. As previsões climáticas do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) indicam que o trimestre - dezembro, janeiro e fevereiro - deve ter precipitação acima de 800 mm/trimestre. Somente para janeiro as chuvas devem ficar acima de 300 mm.
Comercialização
Diante de cotações mais elevadas para a soja neste ano comercial, devido à valorização cambial, os produtores do triangulo mineiro aproveitaram os picos de preço para realizar a comercialização antecipada. Segundo Fonseca cerca de 30% da safra já está comprometida e, agora os produtores seguem atentos ao clima para garantir uma boa produtividade