Chuvas estão irregulares em Uberlândia (MG), mas ainda não preocupam produtores de soja

Publicado em 05/01/2016 08:35
Após dois anos consecutivos de quebra na produção, produtores esperam uma recuperação nesta temporada. Em 2015, veranico de mais de 12 dias em janeiro comprometeu o rendimento das plantações e muitos agricultores deixaram a atividade. Cerca de 30% da produção estimada já foi comercializada antecipadamente. Colheita deve começar em fevereiro.

 

 

Na região de Uberlândia (MG) as chuvas ocorrem de forma irregular, mas ainda não afetaram a produção de soja. A preocupação dos produtores é quanto ao clima em janeiro - período de enchimento do grão -, já que na temporada passada o mês foi de grande estiagem e prejudicou a produção.

Segundo o presidente do sindicato rural, Thiago Soares Fonseca, a produção na região vem de dois anos consecutivos de perdas, e mesmo que a safra 2015/16 se consolide em bons volumes, os produtores ainda não conseguiram saldar os prejuízos.

"Para começar a equilibrar as coisas nós precisamos de um ano de boas produtividades”, afirma. Nesse cenário, as projeções são de um rendimento médio de 55 sacas por hectares caso o clima seja favorável na reta final do ciclo.

De acordo como o presidente a colheita da soja no município deve ter inicio a partir do dia 10 de fevereiro. As previsões climáticas do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) indicam que o trimestre - dezembro, janeiro e fevereiro - deve ter precipitação acima de 800 mm/trimestre. Somente para janeiro as chuvas devem ficar acima de 300 mm.

Comercialização

Diante de cotações mais elevadas para a soja neste ano comercial, devido à valorização cambial, os produtores do triangulo mineiro aproveitaram os picos de preço para realizar a comercialização antecipada. Segundo Fonseca cerca de 30% da safra já está comprometida e, agora os produtores seguem atentos ao clima para garantir uma boa produtividade

Tags:

Por: Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira
undefined