Fungicidas protetores se tornaram importantes aliados dos sojicultores no combate à resistência ao fungo da ferrugem no Paraná
Os produtores de soja no Estado do Paraná estão investindo na utilização de fungicidas protetores para combater a resistência do fungo da ferrugem no estado.
A aplicação ocorre já há três safras de forma experimental e para este ano a expectativa é que o uso seja incrementado. A aplicação ocorre em conjunto com outros fungicidas curativos para potencializar a ação , principalmente daqueles produtos que perderam eficiência pelo uso constante. Segundo Carlos Utiamada, pesquisador da Tagro como o produto "ataca em diversos pontos não permite a multiplicação do fungo resistente".
Ao realizar o controle das populações resistentes, os multissítios como Unizeb Gold, também favorecem um ganho de produtividade nas lavouras. Nas áreas que receberam o produto no estado, "o acréscimo no rendimento chegou de 40% a 50%", afirma o pesquisador.
A recomendação é que as aplicações sejam realizadas ainda na fase vegetativa para que a proteção das plantas ocorra ainda no inicio do ciclo, pois "como são protetores, eles precisam estar na planta antes da doença", pondera Utiamada.