Sojicultor de Barreiras na BA vai aumentar área com fungicida protetor depois de constatar aumento de quase 5 scs/ha na safra passada

Publicado em 25/06/2015 13:01
Sojicultor de Barreiras na BA deve aumentar a área aplicada com fungicida protetor depois de constatar aumento de quase 5 scs/ha na testemunha da safra passada

Alguns produtores da cidade de Barreiras, BA, estão tendo problemas com a doença da ferrugem asiática nas plantações de soja. Porém, a Redação do Notícias Agrícolas, conversou com um dos produtores da região, Josimar Bolognini que utilizou o Unizeb Gold em uma área de 150 hectares e o aumento na produtividade foi de cerca de 5 sacas a mais por hectare.
 
“Consegui melhorar a sanidade da lavoura, consequentemente a produtividade e os resultados foram muito positivos”, relata o produtor.

 
Segundo ele, a falta de controle da incidência da ferrugem asiática tem assustado os produtores. Antes fazia as aplicações a cada vinte dias, mas tiveram que reduzir este intervalo para quinze dias.

 “A pressão da ferrugem asiática está muito grande, em alguns lugares na Bahia, ela foi encontrada na fase vegetativa. Alguns fungicidas que estão no mercado não surtem efeito. O produto Unizeb Gold, serve para proteger a lavoura em qualquer ciclo. Quando aplicamos na primeira fase, a vegetativa, já observamos o crescimento da folhagem bem mais verde e com isso o grão que é responsável pela maior parte da produtividade tem melhor desenvolvimento”, explica.

Diante desse cenário, a expectativa é de que na próxima safra, a aplicação do fungicida Unizeb Gold chegue a 100% na plantação. Bolognini explica que a aplicação será feita em 5.800 hectares. “Estou até pensando em remanejo de resistência de doença. Aplico o produto e ele protege e evita especialmente a ferrugem, bem como outras doenças”, conta.

 

Tags:

Por: Aleksander Horta//Nandra Bites

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined